Ajudas e suportes para vencer a dislexia

sem nome

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As crianças e os jovens podem achar que não conseguem ler com velocidade e compreenderem o que lêem.

Alguém pode ler para eles.

O pai, a mãe ou um irmão mais velho pode ler. Se alguém estiver disposto a ler em voz alta, a criança ou o jovem pode ouvir e tentar compreender o que ouve. A leitura for gravada permitirá que seja ouvida novamente. Se a criança estiver a ouvir a gravação deve ter o livro aberto e ir seguindo nele o que está a ouvir.

Algumas dicas para que as crianças/jovens possam compensar as dificuldades na leitura

As crianças podem melhorar a sua leitura e compreensão dos textos se:

·        Lerem com um marcador ou uma régua. Isso pode ajudar a não fugir da linha de leitura;

·     Lerem em voz alta para que possam ouvir-se a ler;

·        Pararem e pensarem na forma como leram. Ler um parágrafo e, em seguida, parar e pensar sobre o texto que acabaram de ler. Dizerem a si mesmos o que acabaram de ler. Falar em voz alta, para si próprios pode ajudar. Se não se conseguirem lembrar o que leram, deverão ler de novo;

·        Usarem uma caneta para realçar as coisas que são importantes;

·        Lerem as perguntas antes de lerem o texto. Depois e, enquanto estiverem a ler, devem pensar nas perguntas. Devem ler tudo antes de tentar escrever as respostas.

Na sala de aula:

·        Prestarem atenção na aula;

·       Serem ouvintes activos. Enquanto estão a ouvir devem pensar sobre o que o professor está a dizer;

·       Tentarem ocupar os lugares onde se ouve melhor;

·       Tentarem sentar-se ao pé dos bons alunos;

·        Porem questões quando não entendem. Ao fazerem perguntas, o professor sabe que os alunos estão a ouvir e a tentar compreender.

Tomar notas:

·        Quando estão a ouvir o professor tenham na mão uma caneta ou lápis e papel para escrever sobre as matérias que estão a ser explicadas;

·        Ouçam com um marcador de texto na sua mão e o livro aberto;

·        Se perderem alguma informação, deixem um espaço e continuem a escrever. Preencham os espaços mais tarde com a ajuda do professor ou de um colega;

·       Se não souberem escrever uma palavra, basta colocarem as primeiras letras ou escreverem o que lhes parece. Mais tarde corrigem o texto;

·        Não tentem escrever tudo;

·        Copiem o que o professor escreve no quadro;

·        Ouçam dicas sobre o que escrever. Estejam atentos sempre que o professor diz que os alunos precisam de saber isto ou aquilo ou que alguma matéria pode sair no teste. Se o professor faz uma pausa, é porque quer que o aluno faça anotações;

·        Em casa, revejam as notas que tiraram na aula. Preencham os espaços em branco. Corrijam a ortografia;

·        Reescrevam as anotações de outra forma, como por exemplo num mapa mental.

Com estas sugestões os alunos podem melhorar o seu desempenho académico

 

 

 

Deixar um comentário.