As potencialidades que o envolvimento dos pais na escola têm para o desenvolvimento e desempenho académico dos filhos

 

images[4]

Envolvimento de pais: o que é?

O envolvimento dos pais é uma força crucial no desenvolvimento infantil, na aprendizagem e no sucesso na escola e na vida. A pesquisa iniciada há décadas na área de envolvimento familiar apoia o simples facto de que as crianças cujos pais se envolvem nas questões escolares dos seus filhos têm uma chance muito maior de, mais tarde serem adultos saudáveis, bem informados, responsáveis e socialmente adaptados.

O envolvimento dos pais na educação assume variadíssimas facetas e diferentes graus desde a simples pergunta à mesa, à hora do jantar: “Como foi hoje o dia na escola?” à verificação diária dos trabalhos de casa, a visitas regulares à biblioteca, museus, e a eventos culturais.

Lápis

No entanto, o conceito de envolvimento dos pais na vida académica dos filhos não é homogéneo e alguns factores devem ser tomados em consideração para a sua definição: as características da criança e o seu desenvolvimento, as crenças e as expectativas da família e da escola em relação ao ensino, os papéis que os diferentes pais, alunos e professores assumem, as perspectivas culturais e as exigências da vida bem como as condições e interesses das escolas para estabelecerem relações com as famílias. Todos estes factores contribuem para o que é conhecido como parcerias escola-família.

Tendo em conta que os pais desempenham um papel integral no conhecimento, apoio na aprendizagem da criança, o envolvimento dos pais refere-se à sua participação na comunicação regular e nos dois sentidos com a escola, envolvendo questões da aprendizagem escolar, actividades regulares que se desenvolvem na escola. Assim sendo, os pais são incentivados a participar activamente na educação de seus filhos na escola; são parceiros na sua educação e de acordo com as características e cultura da escola devem ser uma parte importante na tomada de decisões.

 Envolvimento dos pais e desempenho académico

Pais, professores e decisores políticos concordam que o envolvimento dos pais é um ingrediente essencial para a aprendizagem das crianças. A investigação nesta área não deixa dúvidas quanto aos benefícios da participação dos pais na vida da escola, designadamente no que respeita ao melhor desempenho e comportamento das crianças.

O envolvimento dos pais continua a ser um forte preditor do desempenho académico, mesmo para alunos adolescentes.

É importante desmascarar o mito popular que a influência dos pais sobre seus filhos diminui ou anula-se quando estes entram na adolescência. Muitas vezes, os pais e funcionários da escola interpretam mal o desejo dos adolescentes de conquistarem a autonomia como uma barreira ao envolvimento da família nos aspectos escolares dos seus filhos. No entanto, estudos têm indicado que estudantes do ensino secundário acreditam que podem fazer melhor na escola se as suas famílias estão estiverem interessadas no seu trabalho escolar e tiverem expectativas positivas q1uanto ao seu sucesso académico.

Existem efeitos duradouros de envolvimento dos pais na realização académica de adolescentes e jovens adultos. Especificamente, os pais que mantêm altas expectativas face aos seus filhos adolescentes, e lhes comunicam claramente as suas expectativas e os incentivam a trabalhar de forma sistemática, podem fazer a diferença no sucesso dos alunos.

Envolvimento dos pais, aprendizagem social e emocional e a prevenção de comportamentos de alto risco

Vários estudos reconhecem, que, por exemplo, as crianças (com comportamentos disruptivos) que participaram em programas durante a primeira infância, cujas famílias estavam activamente envolvidas, manifestam, mais tarde, sinais de um maior ajustamento social do que aquelas que não foram incluídas em programas desta natureza.

Sabemos todos que a aprendizagem social e emocional é um dos factores determinantes na aprendizagem escolar no desenvolvimento social e emocional, na saúde, bem-estar psicológico, na motivação para alcançar objectivos pré-definidos e na cidadania das crianças.

A aprendizagem social e emocional é o processo de compreensão de como reconhecer e gerir as suas próprias emoções, demonstrar afecto e preocupação com os outros, tomar decisões responsáveis, estabelecer relações positivas com adultos e colegas.

A aprendizagem social e emocional torna-se ainda mais importante se considerarmos os riscos, tais como o uso de drogas e os comportamentos de violência, que as escolas, as famílias e os alunos enfrentam na sociedade actual.

 

Anúncios

One thought on “As potencialidades que o envolvimento dos pais na escola têm para o desenvolvimento e desempenho académico dos filhos

Deixar um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s