Dificuldades de aprendizagem

O que os pais podem fazer para que os seus filhos sejam bem-sucedidos na escola e na vida

As orientações que aqui se dão são para todos os pais, independentemente de terem filhos com dificuldades permanentes ou temporárias ou, ainda, crianças sem dificuldades para aprender.

images2

1. Promoção do autoconhecimento e da autoconfiança

Para crianças com dificuldades de aprendizagem, o conhecimento e a consciência das suas capacidades (pontos fortes, pontos fracos e talentos especiais) e a promoção da autoconfiança são muito importantes.

Para desenvolver, na criança, o seu autoconhecimento é importante:

·   Pedir-lhe que nomeie os seus pontos fortes e fracos e falar-lhe sobre as suas próprias forças e fraquezas.

·   Incentivar a criança a falar com adultos que também tiveram dificuldades de aprendizagem e a perguntar-lhes como reagiam a essas dificuldades, quais foram os seus maiores obstáculos e quais as situações em que se sentiam mais à vontade.

·    Trabalhar com o seu filho as actividades que lhe são acessíveis tendo em conta as suas capacidades. Isto ajudará a criar sentimentos de sucesso e de competência.

·    Ajudar o seu filho a desenvolver os seus pontos fortes e o gosto pelas “coisas” da vida. Os sentimentos de prazer intenso numa área podem ajudar a desenvolver o gosto pelo trabalho de maior complexidade noutras áreas.

 

2.      Promoção da pró-actividade

Uma pessoa pró-activa é capaz de tomar decisões e actuar de forma a resolver problemas ou a alcançar objectivos. De uma forma geral, a pró-actividade ajuda a promover as capacidades de autodefesa (por exemplo, pedir, na aula, um lugar à frente, mais próximo do professor) e vontade de assumir a responsabilidade pelo que se escolhe.

Os pais devem falar com os filhos na resolução de problemas e compartilhar com eles a forma como abordam e resolvem os problemas na sua vida.

·  Peça ao seu filho para expressar a forma como costuma reagir quando se depara com problemas. Quais os sentimentos que associa a essas situações e como costuma tomar decisões.

·  Se seu filho hesita face às escolhas que deve fazer e ao comportamento que deve assumir, tente fornecer algumas alternativas “seguras”, como, por exemplo, a forma de encontrar uma solução para um conflito de agenda (dois acontecimentos marcados para o mesmo dia e para a mesma hora).

·  Converse com o seu filho acerca de diferentes dificuldades que lhe podem surgir, possíveis decisões e resultados positivos e negativos a que conduz cada uma das decisões equacionadas.

sem nome

3.      Promoção da perseverança

A perseverança é a capacidade para continuar a trabalhar, a interagir, etc., apesar das dificuldades e fracassos, bem como a aptidão para se ser flexível e mudar os planos se as coisas não estão a ir ao encontro da resolução de problemas. As crianças (ou adultos) com deficiência de aprendizagem podem precisar de trabalhar mais que a maior parte das crianças que não apresentam dificuldades.

·   Fale com o seu filho acerca de situações em que se manteve a trabalhar ou a interagir mesmo que as situações lhe parecessem intransponíveis. Comparti-lhe, com ele, situações suas em que teve que enfrentar desafios e não desistiu.

·   Explicite o que significa continuar mesmo quando as coisas não são fáceis. Fale-lhe das recompensas que advém de vencermos obstáculos e das oportunidades que se perdem quando desistimos.

·   Sempre que o seu filho expressa dificuldades e/ou desista de realizar uma tarefa converse com ele sobre as alternativas que ele tem ao seu dispor para seguir em frente e continuar a “lutar”.

 

4.       Promoção da capacidade para estabelecer metas

A capacidade de definir metas realistas e atingíveis é uma habilidade vital para o sucesso de vida. Envolve também a flexibilidade para se adaptar e ajustar objectivos de acordo com a mudança de circunstâncias, limitações ou desafios.

·   Ajude a criança a identificar algumas metas de curto e longo prazo e anote num cronograma as etapas necessárias para as atingir. Periodicamente verifique os progressos e ajuste o calendário sempre que necessário.

·  Fale com ele sobre suas próprias metas de curto e longo prazo.

·   Felicite o seu filho sempre que ele atinge um objectivo.

·   Se determinados objectivos não estiverem a ser alcançados, expresse a necessidade de os ajustar para os tornar possíveis de realização.

 

5.  Promoção da capacidade de pedir ajuda

As crianças com dificuldades de aprendizagem beneficiam com apoios constantes e sistemáticos. As pessoas bem-sucedidas são capazes de pedir ajuda quando precisam.

·   Ajude seu filho a alimentar e a desenvolver bons relacionamentos.

·   Demonstre-lhe como se pode pedir ajuda em situações familiares.

·        Partilhe com ele exemplos de pessoas que necessitam de ajuda, e como o conseguiram e por que foi bom pedir ajuda. Dê exemplos de situações em que crianças e adultos beneficiam com a ajuda dos outros.

 

6.      Promoção da capacidade de lidar com o stress

A regulação do stress e a capacidade para se acalmar constituem factores fundamentais para superar desafios.

·  Identifique sentimentos e ajude o seu filho a aprender e a reconhecer sentimentos específicos.

·   Peça ao seu filho para expressar, por palavras, o stress que sente em situações específicas. Identifique e reconheça as situações que lhe causam stress.

·   Incentive-o a identificar e participar em actividades que o ajudam a reduzir o stress, como desporto, jogos, música ou outras.

·   Reconheça o stress no seu filho. É importante estar ciente das diferentes maneiras em que o stress se pode manifestar. O seu filho pode comportar-se de maneiras muito diversas quando está ou não stressado. Alguns sinais de estresse são mais evidentes: agitação, problemas para adormecer, etc..

 

7.      Promoção de hábitos de vida saudáveis

Pode parecer uma afirmação do senso comum dizermos que a aprendizagem envolve o corpo, tanto como o cérebro, pelo que é importante que a criança coma e durma bem e tenha o hábito de fazer exercício físico. O equilíbrio físico aumenta a capacidade de concentração e a resistência ao cansaço. A actividade física regular exerce grande influência no humor, energia e clareza mental. O exercício é, também, um óptimo antídoto para o stress e frustração.

·   Encoraje o seu filho a praticar exercícios físicos.

·   Incentive-o a iniciar e a manter uma dieta saudável, nutritiva e rica (grãos integrais, frutas, legumes e proteína magra).

·   Certifique-se de que a criança começa o dia com um bom pequeno-almoço e não está, durante o dia, mais de 4 horas sem comer.

·  Certifique-se de que o seu filho dorme o número de horas necessárias (as crianças em idade pré-escolar precisam de 11-13 horas, as crianças do 1º ciclo precisam de cerca de 10-11 horas e os adolescentes e pré-adolescentes precisam de 8,5 a 10 horas por noite).

 

8.      Promoção de hábitos para alcançar uma vida emocional saudável

Além de hábitos físicos saudáveis, os pais devem incentivar, nas crianças, hábitos saudáveis no plano emocional.

·   Dê-lhes espaço e tempo para que as crianças possam expressar os seus sentimentosde desânimo, frustração ou raiva.

·   Ouça-o quando ele quer falar e crie um clima aberto à expressão.

 

9.      Promoção da capacidade de cuidar de si próprio

É importante que os pais se preocupem em cuidar das suas necessidades físicas e emocionais. Só desta forma, poderão proporcionar um ambiente emocional e estimulante para os filhos.

O pai pode encontrar na mãe e a mãe no pai, bem como nos amigos e membros da família uma maneira de os incluir nos problemas educacionais e aprender a pedir ajuda, sempre que precisarem dela.

·   Os pais devem aprender a lidar com o stress.

·  É importante ter um tempo diário para relaxar e descontrair.

·  Peçam ajuda, sempre que uma situação seja difícil de controlar ou de resolver.

·        Comam e durmam bem e se puderem façam exercício físico.

·        Partilhem com os professores as vossas dúvidas e as dificuldades de aprendizagem do vosso filho.

Anúncios

Deixar um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s