As crianças com dificuldades de aprendizagem

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Nesta época de cortes orçamentais intermináveis e de escolas insuficientemente financiadas, o seu papel na educação do seu filho é mais importante do que nunca. Não deixe que outra pessoa seja responsável por dar aos seus filhos as ferramentas que eles precisam para aprender. Os pais podem e devem assumir um papel activo na educação dos seus filhos.

Se houver comprovadas necessidades educacionais, a escola é, por lei, obrigada a desenvolver um plano de educação individualizado (PEI) que, se bem construído, proporciona algum benefício educacional, mas não necessariamente contribui para maximizar o desempenho do aluno. Os pais que querem o melhor para os seus filhos podem achar esta estratégia frustrante. Compreender as leis de educação especial e as orientações da escola para casos especiais, irá ajudar-vos-á a obter o melhor suporte para os filhos na escola.

O seu filho pode ser elegível para acomodações curriculares e serviços de apoio, mas os pais têm que estar atentos para exigir os suportes necessários às dificuldades que ele apresenta.

Dicas para os pais comunicarem com a escola dos filhos:

•Sejam advogados dos filhos.

Para tal precisam de conhecer os direitos que as crianças com necessidades especiais têm e que lhe são concedidos por lei. Vão precisar de os conhecer, de os saber comunicar e de adquirir habilidades de negociação. É importante confiarem na vossa capacidade para defender o direito a uma educação adequada à criança.

•Esclareçam os seus objectivos.

Antes de reuniões, escreva o que você deseja realizar. Decida o que é mais importante, e o que você está disposto a negociar.

•Sejam bons ouvintes.

É importante permitir que os funcionários da escola expressem as suas opiniões. Se os pais não entendem o que alguém diz, peçam esclarecimentos. “O que me disse é…” é uma exporessão que pode ajudar a garantir que ambas as partes compreendem o conteúdo da comunicação.

•Sugiram novas soluções.

Os pais têm a vantagem de não ser uma “parte do sistema” e poderem ter novas idéias. Façam a vossa pesquisa para encontrar exemplos do que outras escolas têm feito.

•Mantenham o foco nas questões importantes

O sistema escolar absorve um grande número de crianças; os pais só estão preocupados com os seus filhos. Devem procurar que, nas reuniões, se mantenha o foco nas questões que são objecto da reunião.

•Mantenham a calma

Há que estar calmo e ter uma atitude positiva e de confiança nas soluções que se hão-de encontrar.

Os pais devem ir para as reuniões convictos de todos querem ajudar. Se disserem alguma coisa de que se arrependem, peçam desculpas e tentem voltar ao ponto anterior.

•Não desistam facilmente

Se não estiverem satisfeitos com a resposta da escola, tentem novamente.

•Reconheçam as limitações do sistema escolar

Os pais às vezes cometem o erro de investir todo seu tempo e energia na escola pensando-a como a principal solução para dificuldades de aprendizagem da criança. É melhor reconhecer que a situação da escola para o seu filho, provavelmente, nunca será perfeita. Os regulamentos e o financiamento limitado condicionam, de forma não desejável, os apoios para as necessidades que o seu filho apresenta. Isto desencadeará em si, provavelmente, frustração, raiva e stress.

•Reconheçam que a escola é, apenas, uma parte da solução para o seu filho.

A vossa atitude (de apoio, incentivo e optimismo) terá um impacto mais duradouro sobre seu filho.

•Identifiquem as formas e os contextos que levam a que o seu filho aprenda melhor

Todos, com dificuldades de aprendizagem ou não, têm o seu próprio estilo de aprendizagem. Algumas pessoas aprendem melhor por ver ou ler, outros por ouvir e outros ainda por fazer. Os pais podem ajudar um filho com dificuldades de aprendizagem, identificando seu estilo de aprendizagem.

– Se o seu filho aprende melhor vendo ou lendo:

•Ganhará com a apresentação visual do material de aprendizagem.

•As notas deverão ser codificadas por cores ou realçadas.

•Beneficiará com notas escritas, instruções, diagramas, gráficos, mapas e fotos.

•Beneficiará com a utilização de livros, vídeos, computadores, recursos visuais.

•Gostará de desenhar, ler e escrever.

•Ganhará com a utilização de esquemas, diagramas e listas.

•Usar desenhos e ilustrações (de preferência na cor).

– Se o seu filho aprende melhor através da audição:

•Aprenderá mais facilmente se a abordagem aos materiais e conteúdos de aprendizagem se basearem em textos lidos para ele.

•Beneficiará com discussões na sala de aula e de orientações verbalizadas.

•Poderá beneficiar de actividades musicais e de teatro.

– Seu filho prefere o movimento:

•Deverão proporcionar-lhe actividades em que se possa movimentar, tocar, e explorar situações.

•Beneficiará com visitas de estudo, aulas de laboratório, bem como com actividades desportivas, teatro, dança, artes marciais e artes e ofícios.

Uma vez que os pais descobrem como os seus filhos aprendem melhor, podem tomar medidas para garantir que o tipo de aprendizagem é reforçado na sala de aula e durante o estudo em casa.

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