Parentalidade adequada – Crianças dos 18 aos 36 meses de idade

isMDRGT5OZOs pais das crianças designadas por Todlers, que significa o período que decorre entre os 18 e 24 meses e os 36 meses, em que as crianças acedem à marcha têm que exercer uma parentalidade adequada às tarefas de desenvolvimento que se colocam:

(1) Autonomia e independência (física e psicológica) – visível nas tarefas do quotidiano – alimentação, higiene pessoal, vestir
(2) Auto-conceito e começo da auto-reflexão – consciência do self como fonte das acções, ideias, palavras e sentimentos e começo da capacidade de auto-avaliação.
(3) Controlo dos impulsos e regulação da emoção ou a emergência das capacidades relacionadas com a regulação de comportamentos de acordo com as expectativas dos pais incluindo as habilidades para se auto-confortar, resistir à tentação, diferir a gratificação e seguir as orientações e regras estabelecidas, mesmo na ausência de uma directa monitorização.
(4) Empatia, moralidade, e padrões, isto é a emergência de habilidades relacionadas com o devir pró-social, tomando em consideração a perspectiva e as necessidades do outro, a aprendizagem de regras e de padrões e o sentimento de ansiedade ou de mal-estar quando as regras são violadas.
(5) Identidade de género e identificação com as funções de género ou a emergência de capacidades para classificar e identificar o seu género e o dos outros, conhecer alguns comportamentos apropriados e atributos dos seres femininos e masculinos e reconhecer a estabilidade de género ao longo da vida e preferir imitar e afiliar-se com outros do mesmo género.
(6) Sociabilidade – Tornar-se sociável, ligando-se a outros e estabelecendo relações sociais estreitas. Integrar grupos sociais com equilíbrio entre a dominação, a dependência e a responsabilidade.
É importante habilitar os pais com estratégias de facilitação e uma actuação precoce e com continuidade para que as crianças estabeleçam relações de amizade, promovam a independência, a autonomia individual e emocional, adquiram a capacidade de estabelecer intimidade consigo próprio, de ter prazer no trabalho e no jogo e de se auto-motivar. Uma das outras funções da parentalidade prende-se com a necessidade de ensinar os filhos a fazer escolhas, a tomar decisões fundamentadas e a adquirirem valores.

Advertisements

Deixar um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s