Parentalidade adequada – Crianças de idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos

4Os pais das crianças entre os 5 e os 12 anos confrontam-se com desafios decorrentes das mudanças no plano do desenvolvimento e simultaneamente das restrições socialmente impostas, nas oportunidades e nos apelos a que estão sujeitas. Na maior parte das sociedades, as crianças com 5 anos entram num mundo social muito mais vasto e começam a determinar as suas próprias experiências e contactos sociais.

Estas mudanças vêm alterar significativamente a quantidade, a natureza e o significado das interacções entre pais e filhos, já que os pais têm que se confrontar com o desenvolvimento notável da competência cognitiva, com a evolução do conhecimento, com as mudanças nas relações sociais, com o aumento da vulnerabilidade ao stress e com as alterações no plano da auto-regulação e responsabilidade social.

As intensas transições que se verificam nestas idades exigem dos pais o alargamento do leque das suas actividades na relação com os outros, incluindo professores, pares e outras famílias. Acrescente-se o facto das crianças mudarem os seus comportamentos face aos pais em consequência do seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

As respostas parentais no sentido de disciplinar e alterar o comportamento dos filhos devem combinar atitudes de flexibilidade e adesão aos valores fundamentais bem como as expectativas face à adequação de comportamentos.

Os dados da investigação vão no sentido de se verificar uma correlação entre os estilos parentais, cuja autoridade é uma constante, atitudes e preocupações centradas e dirigidas para a criança e os resultados escolares positivos e a adaptação social futura. Isto inclui a aceitação de pares, o desempenho escolar positivo, a autonomia e a competência bem como a responsabilidade num largo espectro de tarefas.

O equilíbrio conseguido pelas actividades e atitudes parentais durante este período pode ser alterado pela emergência de mudanças intraindividuais e contextuais de uma adolescência precoce.

A maior parte das famílias apresenta capacidades de negociação, o que permite que um novo equilíbrio seja estabelecido.

Anúncios

Deixar um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s