A liderança dos pais na orientação dos comportamentos dos filhos

DDDD_0001

Os pais na sua função de educadores, ensinam aos filhos o bem e o mal, pelo que se tornam moralmente responsáveis pelos seus comportamentos e reacções . Os pais têm um papel de “líderes” dos filhos, vigiando e monitorizando os seus comportamentos e ensinando-lhes as diferentes formas de reagir na vida, de superar frustrações e contrariedades. Muitas crianças manifestam, nos dias de hoje comportamentos de oposição, desobediência e mesmo de agressividade. A literatura refere constantemente que a razão pela qual estes comportamentos são expressos, está, em muitos casos, relacionada com a falta de apoio em casa, com a solidão que muitas crianças enfrentam porque os pais trabalham e chegam a casa cansados, frustrados e sem disponibilidade para estar com as crianças.

Diversos estudos em psicologia do desenvolvimento referem que as crianças são, essencialmente “uma folha em branco”. Claro está, que há várias características que são inatas ou herdadas, mas o que é importante reter é que as crianças aprendem o certo e o errado através da observação dos outros. Até à idade escolar, os pais são os modelos predominantes na vida de uma criança. Deste modo, os pais podem e devem ado, para que sempre que a criança é exposta a situações mais complexas possa responder-lhes de uma forma segura e eticamente ajustada à sua cultura.

Na maioria dos casos, em que a criança não tem qualquer tipo de problema constitucional (condição genética ou adquirida), o comportamento perturbador de uma criança é um reflexo da intervenção parental adequada ao longo do tempo. Uma criança normal em circunstâncias normais deve comportar-se de acordo com as expectativas da sociedade em que está inserida, e a ausência dos comportamentos esperados pode ser atribuído a práticas parentais desadequadas  ou insuficientes.

É evidente que estas considerações se aplicam ao contexto escolar e às práticas educativas dos professores que em muitos casos não fornecem um bom modelo atitudinal e comportamental aos alunos.

Advertisements

Deixar um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s