Como evitar que as crianças mordam os seus pares?

 images89G4TI58

Introdução

Já lhe aconteceu certamente, a si, mãe, pai , avó ou avô estar num parque e de repente apercerber-se, porque ouve um grito enorme, de que a sua filha , filho, neta ou neto acabou de morder e deixar marcas bem fundas no braço de uma outra criança com quem parecia estar a diverter-se até àquele momento.  Fica aflita, levanta-se, de imediato, mas não sabe como atuar.

Antes de entrar em pânico, saiba que morder é um comportamento normal que faz parte do desenvolvimento infantil normal. Muitas crianças entre o primeiro e o segundo ano de vida passam por uma fase de morder. As razões porque o fazem são múltiplas e variadas.

O que se deeve fazer, antes de mais, é tentar desencorajar este comportamento.

Por que é que as crianças mordem?

As crianças mordem por uma série de razões e, na maior parte dos casos, não tem a ver com intenções de agredir magoar ou ferir.

Algumas razões explicativas:

Os bebés mordem, habitualmente, quando sentem dores na sequência do nascimento dos dentes e para aliviar a dor que o inchaço da gengiva provoca;

  1. Os bebées exploram o mundo à sua volta e utilizam a sua própria boca da mesma forma que utilizam as mãos para conhecer os objectos e as suas características. Quase todas as crianças agarram os brinquedos e levam-nos à boca, acabando por os morder;
  2. As crianças destas idades têm curiosidade e desenvolvem-na sistematicamente. Muita da exploração que realizam é por curiosidade e desejo de conhecer mais e melhor. Muitas vezes, fazem-no para se aperceberem da reação que provocam.  Ao morderem irmãos ou outras crianças, não se apercebem do sofrimento que lhes causam;
  3. As crianças precisam da atenção dos adultos e dos seus cuidadores  mesmo que as consequências dos seus atos não sejam as mais agradáveis. De qualquer forma, a criança prefere um olhar disciplinador à sua ausência, porque esta significa que os adultros a ignoraram;
  4. As crianças mordem, nalguns casos para afirmarem o seus sentimentos, já que a sua linguagem, ainda incipiente, não lhes é útil para o fazer;

Morder pode ser uma maneira de recuperar um brinquedo favorito, mostrar que se sente infeliz, ou avisar a outra criança de que ela quer ser “deixada em paz”.

Como impeder este comportamento, socialmente, tão desagradável?

 imagesS8TNCG38

  • Se o seu bebé tem um problema relacionado com a dentição, tenha sempre disponível um anel de dentição que ele possa morder;
  • Evite situações em que seu filho fique demasiado irritado. Certifique-se de que todas as necessidades do seu filho, incluindo as alimentares e de repouso, estão satisfeitas.
  • Assim que seu filho tenha idade suficiente, incentive o uso de palavras (“não quero brincar mais contigo” ou “esse brinquedo é meu”) em vez de morder. Outras formas de expressar a frustração ou a raiva incluem a possibilidade de abraçar um peluche ou de  dar socos numa almofada. Por vezes fazer um intervalo ou uma pequena pausa nas actividades pode ajudar a prevenir a crescente frustração que desencadeia a mordidela ou a manifestão de outros comportamentos indesejáveis.
  • Brincar algum tempo durante o dia com a criança (ler uma história, fazer um jogo em conjunto) evita que a criança morda para chamar a atenção.

Esta estratégia é particularmente aconselhável quando a criança está a passar por uma fase difícil, tal como o nascimento de um irmão;

Se apesar destas dicas de prevenção, o hábito de morder continuar…

  • Mostre, de forma muito firme, que esse comportamento não é aceitável, dizendo: “não não quero isso, nós não mordemos.” Explicar que morder faz doer e magoa a outra pessoa. Depois, retirar a criança da situação e dar-lhe tempo para que ela possa acalmar e controlar o desejo de morder. Nunca, como castigo, morda o seu filho a seguir a ele morder, como é pratica de muitos pais. As crianças aprendem por imitação. Se o adulto morde a criança , ela vai achar que esse comportamento é aceitável e vai repeti-lo. O mesmo deverá acontecer com o bater.
  • Se não conseguir que o seu filho pare de morder, tem que estar muito atento e monitorizar constantemente os seus movimentos. Desta forma, evita o impacto na escola e nos relacionamentos com pessoas e crianças próximas,  que o comportamento de morder poderá desencadear.
  • Quando morder se torna um hábito, ou continua após a idade de 4 ou 5 anos pode estar-se em presença de um alteração emocional mais ou menos grave. Se assim for, deve recorrer a um psicólogo e contar com a sua ajuda.

O que fazer com uma ferida causada pela mordedura

  • A primeira coisa a fazer com qualquer ferimento ou corte é lavar a área com água e sabão. Mesmo pequenos dentes podem abrir a pele. Se a ferida sangrar e for profunda deve levar a criança a um centro de saúde ou de enfermagem. Por vezes, a ferida necessita de tratamento médico, de antibióticos e de vacina do tétano.
Advertisements

2 thoughts on “Como evitar que as crianças mordam os seus pares?

  1. emiele

    Claro que quando ele é ainda muito pequenino não entende que o “outro” é igual a si e a dentada não é uma agressão apesar de o parecer… Como o puxar os cabelos 🙂 É apenas um contacto usando o que tem ‘à mão’, nesta caso a boca.
    Muitas vezes se o outro chora mal ele começa a morder, até se assusta e a dentada é fraquinha. E NUNCA se deve morder também com a ideia de “lhe mostrar como é”, porque como disseste isso é mostrar-lhe que se pode fazer afinal.
    Queria sublinhar que também aconselho um “saco de pancada” para as crianças mais agressivas, de modo a poderem descarregar a tensão física e até muscular quando se sentem furiosas. Muitas vezes ajuda.

    Responder

Deixar um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s