Escola democrática / Escola tradicional

O que será mais importante na escola: Dar ensinamentos ou promover aprendizagens?
images[6]

Se se procedesse a um inquérito sobre esta questão, a percentagem de opiniões seria maior na categoria “Dar ensinamentos” porque de, uma maneira geral, as crenças vão no sentido de que só se aprende quando se é ensinado por alguém que sabe, que estudou para isso e que perante os alunos é o detentor dos saberes.

É contudo interessante ver e verificar as diferenças entre uma sala de aula onde “se ensina” e uma sala de aula “orientada para que se aprenda”. Na primeira, a responsabilidade do processo ensino/aprendizagem recai sobre uma só pessoa, e os métodos são habitualmente repetitivos e constantes: o professor expõe, e é exigido ao aluno que oiça com atenção. Numa sala cujo professor acredita no protagonismo dos alunos para a aquisição dos seus próprios saberes, as actividades de aprendizagem realizam-se de várias maneiras de acordo com os saberes, imaginação, motivação e interesses de cada um dos alunos. A responsabilidade aqui é partilhada sendo que os alunos não estão pacifica e atentamente a ouvir mas activos no processo de apropriação dos saberes.

aula

Anúncios

One thought on “Escola democrática / Escola tradicional

  1. emiele

    E é engraçado pensar que mesmo “antigamente”, no ensino de há dezenas de anos (quando éramos nós os alunos…) sendo por definição «ensino tradicional» podíamos já encontrar nos bons professores esse ensino orientado para a aprendizagem.

    Responder

Deixar um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s